Sobre o Plano
Por meio de um modelo polinucleado de urbanização que atingia diretamente o centro da cidade de Vitória ao propor a dispersão de investimentos pela região metropolitana, o Plano de Estruturação do Espaço da Grande Vitória incentivava uma política de transportes e eixos viários, instalação de indústrias, ocupação do solo com o partido de adensar, desconcentrar, minimizar, preservar, valorizar; acentuando a necessidade de planos diretores e zoneamento de modelos de assentamento.
Foram detectados, de acordo com esse plano, sinais de saturação funcional no centro embora este fosse considerado como matriz de atividades cujo alcance transcendia sua área física por abrigar a sede do Governo e um porto marítimo de porte nacional.
Documentos Relacionados
FUNDAÇÃO JONES SANTOS NEVES (Espírito Santo). Estudos para o Plano Diretor Urbano de Vitória. Coordenação geral: Fernando Augusto Barros Bettarello. Vitória (Espírito Santo), 1980.
GRANDE Vitória: Plano de Estruturação do Espaço. Revista da Fundação Jones dos Santos Neves (Edição Especial), Vitória, v. 2, n. 2, 37p., jan/jun, 1979.
Referências
—